5 sinais de que está na hora de você trocar de CRM

5 sinais de que está na hora de você trocar de CRM

Ter uma ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente se tornou indispensável para qualquer empresa. Porém, a grande verdade é que muitas delas não têm os resultados esperados porque precisam trocar de CRM e ainda não se deram conta disso.

Muitos empresários entendem a importância do software, mas, na prática, não sabem o quanto ele pode contribuir para o sucesso do negócio, sobretudo no relacionamento entre empresa e Cliente.

Portanto, se você acha que o seu CRM não está auxiliando tanto quanto poderia, talvez seja o momento ideal para reavaliar a escolha. Nós selecionamos 5 sinais de que você precisa de um CRM novo para atingir os melhores resultados!

O que é e para que serve um CRM?

CRM é a sigla de Customer Relationship Management – ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português – e se refere a um sistema que permite o gerenciamento das informações dos Clientes e leads. É, basicamente, uma plataforma unificada com todos os dados importantes para melhorar a eficiência das equipes internas durante as vendas e atendimentos.

Pessoas ao redor de uma mesa de trabalho analisando dados

Normalmente, os CRMs podem ter algumas funcionalidades diferentes, de acordo com a empresa que os desenvolvem, mas, no geral, todos eles têm funções básicas, como:

  • Centraliza todos os dados em um só lugar;
  • Armazena e organiza informações relacionadas aos clientes;
  • Facilita a análise de preferências com base no histórico de compras e interações;
  • Ajuda a identificar oportunidades de negócios;
  • Registra todas as informações para personalizar os atendimentos e facilitar a resolução de problemas;
  • Automatiza tarefas simples e recorrentes para que a equipe humana fique disponível para tarefas estratégicas.

Em outras palavras, é uma ferramenta extremamente importante que, se for utilizada da maneira correta, contribui para identificar assertivamente as oportunidades, simplificar o processo de vendas e aumentar o faturamento da empresa.

Como saber se é hora de trocar de CRM?

Existem muitos motivos indicadores de que chegou a hora de trocar de CRM, mas, certamente, o principal deles é a falta de contribuição para o crescimento da empresa. Como dissemos, todos os CRMs têm objetivos básicos e, se não estão sendo eficientes no que se propõem a fazer, precisam ser trocados o quanto antes. Afinal, existem ferramentas mais completas e que, de fato, podem atender às suas necessidades.

Confira a seguir 5 sinais de que está mais do que na hora de investir em um CRM novo para melhorar o relacionamento com os Clientes da sua empresa!

Foto de um computador com dados na tela para ilustrar a possibilidade de troca de CRM.

1. Dificuldade de uso

É completamente normal que a equipe necessite de um período inicial de adaptação aos novos sistemas. No entanto, a ferramenta precisa ser prática, funcional e acessível, sem barreiras que dificultem o uso no dia a dia.

Para garantir bons resultados no uso do CRM, a equipe precisa estar engajada e adaptada. Porém, se a utilização da ferramenta atrasa os atendimentos e não tem funcionalidades práticas, ela precisa ser trocada ou a empresa continuará desperdiçando dinheiro.

2. Muitas tarefas manuais

Um dos principais benefícios de um CRM é a automação, afinal, isso é um facilitador para diferentes setores e diminui as tarefas manuais que precisam ser feitas pela equipe. Sem falar que reduz as chances de erros humanos e garante que o fluxo ocorra de maneira eficiente.

No entanto, quando os colaboradores precisam fazer muitos trabalhos manuais dentro da própria ferramenta, isso é um indicativo de que, provavelmente, a sua empresa precisa de um software mais moderno e completo para lidar com os clientes de forma prática e adequada.

3. Falta de integração com outros sistemas

A Infinity é especialista na implantação de CRM Oracle e, por isso, sabemos da enorme quantidade de soluções personalizadas que é possível integrar ao CRM, incluindo ferramentas de vendas, de marketing, de análise de dados, etc. Todas elas vão além do tradicional e podem ser indispensáveis para potencializar as suas estratégias.

Portanto, ter uma plataforma que não se integra a sistemas importantes que você utiliza na sua empresa pode ser um outro problema de eficiência, sobretudo nos que dizem respeito à centralização de informações e à facilidade de acesso de dados.

4. Funcionalidades limitadas

Para nós, a palavra-chave para a implantação de um CRM novo é personalização. Isso porque cada empresa tem expectativas, objetivos e necessidades diferentes, então, as soluções não podem ser iguais para todas as empresas. Caso ocorra, um novo problema pode surgir: a falta de funcionalidades essenciais.

Quer um exemplo? Se uma distribuidora de bebidas precisa de um CRM com histórico de dados completo e centralizado para que a equipe de vendas personalize as ofertas, mas, no momento do atendimento nem todas as informações não estão disponíveis, certamente a ferramenta não está oferecendo tudo o que a empresa precisa.

5. Problemas de segurança

Enfim, um dos sinais decisivos de que você precisa trocar de CRM é a falta de segurança, que deve ser tratada sempre com muita responsabilidade, sobretudo quando falamos de dados sensíveis. Um bom software oferece padrões robustos de segurança para que não haja riscos de ir contra a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ou seja, se a ferramenta parece ser vulnerável, apresenta falhas constantes ou não está dentro dos padrões de segurança esperados, está mais do que na hora de escolher outro CRM.

Considere outras alternativas

Homem reflexivo olhando para o lado, sorrindo de canto com alguns dados na imagem.

Mudar para algo novo costuma ser difícil e, por isso, muitas empresas preferem continuar onde estão. Porém, no mundo dos negócios, investir em ferramentas modernas e inovadoras é a melhor forma de se desenvolver. O seu CRM pode até ser bom, porém, se ele não atende as necessidades do seu negócio, não é o melhor para você.

Mas você não precisa trocar de CRM várias vezes até encontrar o melhor para você. O ideal é escolher uma solução personalizada, que não leve só as suas expectativas em consideração, mas também a realidade da sua empresa .

Precisa de ajuda para dar o próximo passo? A Infinity pode te ajudar! Trabalhamos com um método de três etapas que conecta propósitos a soluções. Fale com a nossa equipe e receba a consultoria de um especialista.

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