Cuidado! Seu software pode ficar ultrapassado

Cuidado seu software pode estar ultrapassado

Para se manter competitivas em um mercado tão dinâmico e conectado, as empresas precisam se adaptar à nova realidade tecnológica em que vivemos. No entanto, um “simples” software ultrapassado pode ser o obstáculo que está impedindo várias organizações de aproveitar 100% do sistema implantado.

Como especialistas na implantação de Oracle, nossos profissionais já se depararam com a mesma situação em Clientes totalmente diferentes: softwares que foram implantados há anos, com vários processos sem uso e tarefas sendo feitas em outros sistemas. No fim, gera mais encargos à empresa e ela não aproveita todo o potencial que a plataforma implantada é capaz de oferecer.

Embora nem todos considerem como algo relevante, um software desatualizado gera riscos à segurança e a produtividade de uma organização, deixando o sistema vulnerável, incompatível com novas ferramentas, mais caro e oferecendo baixa eficiência operacional.

Descubra a seguir por que você não deve permitir que seu software fique ultrapassado e como aproveitar toda a capacidade do seu atual sistema!

A importância da manutenção do software

Analista de sistemas fazendo a manutenção de um software ultrapassado.

Por melhor que um software seja, ele precisa se manter atualizado para garantir o desempenho que a empresa precisa para obter bons resultados. As atualizações permitem a correção de erros, a otimização do desempenho, melhorias funcionais e compatibilidade com ferramentas importantes para as operações do negócio. Mas não é só isso! Outros contratempos podem surgir com a desatualização:

  • Sistema grande e pesado;
  • Funcionalidades desnecessárias, que não fazem mais sentido;
  • Infraestrutura difícil de suportar;
  • Base de dados grande demais, deixando o processamento e a extração de dados lenta;
  • Torna-se uma barreira no crescimento e na evolução da empresa.

Sabemos disso porque, recentemente, nos deparamos com um Cliente que solicitou uma avaliação da Infinity Systems e esses foram alguns dos empecilhos que a nossa equipe encontrou.

Desafios de um software desatualizado

Com base em casos que já passaram pela Infinity, conseguimos identificar os principais desafios que as empresas enfrentam quando optam por ficar muito tempo com um software ultrapassado. Os três principais são:

  • Processos invertidos: Para que um sistema tenha um bom desempenho é essencial seguir o fluxo de trabalho pré-estabelecido. Porém, é comum que algumas empresas invertam ou pulem etapas e utilizem mais de uma plataforma para um único processo. Um exemplo disso é criar a conta do Cliente primeiro e, só depois, transformá-lo em lead. Quando, na verdade, o recomendado é justamente o contrário.
  • Comunicação mal planejada: Os e-mails de alerta de algumas atividades são essenciais para facilitar a comunicação entre as equipes sobre o andamento dos processos. Porém, quando são enviados em excesso, atingem facilmente o limite diário e impedem comunicações importantes.
  • Ignorar recomendações de segurança: Desconsiderar ou adiar os pedidos de atualizações relativas à segurança é um erro recorrente e extremamente prejudicial. Eles consertam falhas, evitam possíveis ataques e corrigem vulnerabilidades do sistema em questão.
Homem sentado em frente a um notebook preocupado com os desafios de um software desatualizado.

Soluções após a atualização do software

Quando falamos em atualização do software, não nos referimos apenas às atualizações feitas pelo sistema, mas sim à avaliação recorrente das plataformas que já são utilizadas na empresa, seja para trocá-la ou melhorá-la[Colocar link do artigo “5 sinais de que está na hora de você trocar de CRM”].

Após uma análise detalhada, é mais fácil sugerir adaptações e soluções para os desafios apontados:

  • Organização de fluxos e processos: O momento é ideal para retirar o que está sendo inutilizado, customizar as funcionalidades e adaptá-las conforme as necessidades da empresa, como: estabelecer novos fluxos, layouts, regras de validação, etc. 
  • Comunicação repensada: Será que uma quantidade enorme de e-mails sobre o andamento dos processos é realmente necessário? Na maioria das vezes, não! Por isso, repensar a comunicação e utilizar outras formas de alerta, como as notificações, ajudam a facilitar a comunicação e evitar excessos.
  • Recuperação da “saúde” do sistema: Priorizar a segurança e as recomendações do sistema é primordial. Sendo assim, vale a pena rever todas as desatualizações e certificados expirados, manter controle de proteção de dados e resolver outros problemas que precisam ser corrigidos.

Priorize um software com atualizações frequentes

Homem em frente a um computador trabalhando para manter a atualização do software.

Manter os sistemas atualizados é uma das prioridades da Oracle, sendo assim, é comum que ocorram manutenções programadas para melhorar o desempenho, a segurança e a usabilidade, além de incluir novas funcionalidades no software.

E através dos profissionais da Infinity Systems, que são especialistas em Oracle, é possível causar um impacto ainda mais positivo com a metodologia de avaliação, implantação e sustentação[Colocar link do artigo com esse título] que nós utilizamos em todos os projetos.

Precisa reavaliar se o seu software está ultrapassado? Fale sobre as dificuldades da sua empresa com os nossos especialistas e eles encontrarão a solução perfeita!

Compartilhe

outros posts...